Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

O jornalismo literário, além de trazer as informações completas, somadas a uma boa narrativa escrita, proporciona ao leitor uma visão mais ampla do acontecimento. Nesse contexto, o jornalismo literário vai além da abrangência dos fatos e, sim, ultrapassa os limites das informações.

No trecho acima, pertencente ao artigo “Para compreender o jornalismo literário”1 (2013), escrito pela jornalista Fabiane Weise para o site Observatório da Imprensa, constatamos, portanto, que o que difere o jornalismo da literatura talvez seja a ausência de profundidade, e quando unidas, as duas vertentes desencadeiam alicerces mais sólidos a serem apresentados ao leitor, substituindo as clássicas perguntas respondidas no lead (“o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, “como?” e “por quê?”), para um convite a adentrar no imaginário.

As narrativas do jornalismo literário destacam-se pelo vocábulo usado constantemente a favor da composição de uma solidez que por vezes pode se validar na descrição de lugares, situações e pessoas, que unidas às impressões do autor, fazem sua marca como repórter, narrador, observador e porque não dizer também protagonista. Um dos grandes exemplos no jornalismo contemporâneo brasileiro nessa vertente é Eliane Brum, por sua escrita social nas entrelinhas e proximidade ímpar com os entrevistados, tanto que se autointitula “escutadeira em carne…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.