Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

Houve quem tivesse intolerância a cada linha escrita por ele, claro, e o seu descompromisso com o mundo no qual as coisas grotescas da vida humana inexistiam, foi responsável por demonizar tanto sua obra quanto sua pessoa, Nelson Rodrigues não era visto simplesmente como um escritor ou jornalista, mas sim como alguém que precisava ser evitado:

Diziam de mim o diabo. Lembro-me de uma senhora que afirmou o seguinte: eu dormia, vejam vocês, eu fazia a minha sesta num caixão de defunto. E se o ouvinte fazia um esgar de dúvida, logo a santa senhora jurava: ‘Pela vida dos meus filhos!’ Uma outra descobriu que eu sou necrófilo (RODRIGUES, 2015, p. 153).

Apesar disso, existiu o público que o reconheceu como uma espécie de iconoclasta, isto é, se um jornalismo comedido não fazia o seu tipo, e se deixar de priorizar seus reacionarismos fosse uma questão, ele não teria sido quem foi, o que fez para o momento e seguiu adiante foi o rompimento com a própria ideia da tentativa de um “discurso semideus”.

Eu, a minha obra, o meu sofrimento, a minha visão do amor e da morte. Tudo, tudo passou para um plano secundário ou nulo. Só os admiradores existiam. Só me interessava o elogio; e o elogio era tóxico, o vício muito doce e muito vil. Pouco a pouco, os que me admiravam se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.