Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

Mesmo assim, a fome e o cigarro lhe causaram uma tuberculose impiedosa, e então precisou fazer um tratamento médico em Campos do Jordão, no “Sanatorinho”. Lá, conheceu inúmeros personangens da vida comum, cada um ocupou espaço cativo para a superação do que era estar longe dos seus afazeres e do emprego, mas o patrão, Roberto  nunca deixou de pagá-lo.

Quando voltou ao trabalho escreveu “A mulher sem pecado”, peça de estreia, lançada em meados de 1941. As duas semanas em cartaz, bastaram para que ele imergisse ainda mais na nata vocação de dramaturgo, depois veio a clássica “Vestido de noiva” e tantas outras que firmaram sua carreira como um homem das artes, sobretudo, não importava a aplicação: fosse na redação ou nos diálogos existenciais dos enredos, o reconhecimento era a própria escrita.

Nelson faleceu em 1980 de trombose e insuficiência cardíaca, após ter produzido sua última crônica sobre o natal para “O Globo”, de nome “A vigília dos pastores”. Nela, uma reflexão acerca do sentido na nossa existência como uma espécie de ideia do seu porvir, parecia uma despedida:

Escrevo à noite. Vem na aragem noturna um cheiro de estrelas. E, súbito, eu descubro que estou fazendo a vigília dos pastores. Aí está o grande mistério. A vida do homem é essa vigília e nós somos eternamente os pastores. Não importa que o mundo esteja…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.