Nelson Rodrigues, escrita e memória: reflexões sobre o ofício jornalístico

Publicado em 13/09/2018

Tais matérias instigavam uma leitura alicerçada em valores engenhosos ao retrarem uma rotina da vida comum com uma boa dose de fantasia nos registro dos jornais cariocas da década de 20, mostra a escritora Marialva Barbosa em seu texto “Tragédias apaixonam a cidade”:

A marca mais inflexiva da imprensa carioca no final dos anos 1920 é, sem dúvida, o destaque que os jornais diários dão às notas sensacionais. Ou ‘tragédias’, como são chamados na época essa “rede de textos” (Chartier, 1993) que fala dos dramas quotidianos envolvendo crimes, violência, desfechos trágicos de toda a natureza (BARBOSA, s/d, p. 75).

Nelson Rodrigues soube como utilizar este recurso, e se fora da atividade jornalística, a dramatugia ocupava lugar cativo como outra paixão, fundiu estilos, romanceando as páginas policiais. Na verdade, a ausência de veracidade, para ele, tornava ainda mais real o que escrevia, porque se de um lado havia a corrida exacerbada por garantir a “limpeza” das informações por parte de jornalistas que se adaptaram facilmente aos copy desks, os enredos alegóricos dele preservavam a subjetividade do leitor:

Rapidamente deixei de ser apenas o repórter do atropelamento. Escrevera sobre o pacto de Pereira Nunes uma boa meia página. Desta vez, mais seguro de mim mesmo, inundei de fantasia a matéria. Notara que, na varanda da menina, havia uma gaiola com um canário. E fiz do passarinho um personagem obsessivo da história. Descrevi toda a cena: a menina,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.