MODELOS TRADICIONAIS DE CONCORRÊNCIA

Publicado em 04/01/2017

MODELOS TRADICIONAIS DE CONCORRÊNCIA

1.1 Introdução

Modelos tradicionais estudados na economia neoclássica:

1) concorrência perfeita: atomização da produção, ou seja, ausência de poder de mercado, a empresa é tomadora de preços;

2) monopólio: concentração da produção, ou seja, a empresa tem poder de mercado.

Contestação formal: lei dos rendimentos sob condições de concorrência de Piero Sraffa em 1926.

Posteriormente Joan Robinson e Edward Chamberlin publicaram livros em que procuraram formular modelos de competição imperfeita, que apontavam para o comportamento monopolista como o padrão geral de competição nos mercados.

As hipóteses gerais que fundamentam o comportamento do agente neoclássico são a maximização de lucros e a informação completa ou perfeita. Isso pressupõe uma racionalidade plena na tomada de decisão pelo agente, conhecedor em última instância de todas as oportunidades presentes no mercado, qualquer que este seja.

1.2 O Modelo de Competição Perfeita

1.2.1 As hipóteses

A estrutura de mercado definida como competição perfeita não prevê qualquer tipo de coordenação entre as empresas atuando neste mercado.

As empresas tomam decisões de forma descentralizada,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.