LEI DOS ALIMENTOS GRAVÍDICOS

Publicado em 30/11/2016

Ainda confirma o autor: “Só não há capacidade de aquisição de direitos onde falta personalidade, como no caso do nascituro, por exemplo” (GONÇALVES, 2005, P. 72).

De acordo com Carlos Roberto Gonçalves (2005, p.79), diante da probabilidade do seu nascimento com vida, “o ordenamento jurídico desde logo preserva seus interesses futuros, tomando medidas para salvaguardar os direitos que, com muita probabilidade serão seus.”

Antes da aprovação da Lei dos Alimentos gravídicos, o que já existia no Brasil em favor dos direitos do nascituro Carlos Roberto Gonçalves (2005, p.80) enumera: “[...] tem direito a uma adequada assistência pré-natal (ECA, art. 8º). O direito penal também o protege, penalizando o aborto. E a Constituição Federal assegura a todos, sem distinção o direito à vida (art. 5º).”

Houve algumas situações, anteriores à Lei dos Alimentos Gravídicos, em que a mãe se utilizou da justiça para a defesa do nascituro. Trata-se da legitimidade extraordinária:

Somente a mãe tem legitimidade para requerer o procedimento em defesa do nascituro. O art. 877 do CPC estabelece caso de legitimidade extraordinária, ao dispor que a mãe requererá a medida, em defesa do filho nascituro. A autora é a mãe e não o nascituro, apesar de ele ter capacidade de ser parte. Ela irá a juízo em nome próprio,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.