A LEGITIMIDADE DAS COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

Publicado em 05/01/2017

O governo de Fernando Henrique Cardoso vinha resistindo aos apelos das organizações racialistas que se espalham aos montes pelo nosso país, estas já haviam se disseminado e incrustado nos diversos níveis sociais de nosso Estado apoiando a adoção de cotas raciais nas universidades. Mas, mesmo com uma opinião neutra no governo as universidades utilizavam um argumento forte para a possível adoção das cotas raciais, com a autonomia universitária um rumo tinha sido traçado na história das ações afirmativas dentro de nosso ensino superior. No final de 2001, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro adotou um sistema de cotas raciais para ingresso, criando um precedente que repercutiria nos anos seguintes em outras instituições públicas. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva conferiu autonomia muito maior à ação das organizações racialistas no interior do aparelho de Estado, em seu primeiro mandato criou a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), vinculada diretamente à presidência.

Através desse órgão as organizações tiveram uma influência significativa e iniciaram uma seqüência de negociações com diversos ministérios. A regra de ouro da democracia representativa do Estado é a separação entre as esferas de interesse público e as de interesse…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.