Laicidade à brasileira: o viés da educação religiosa no Brasil

Publicado em 12/11/2018

Nesse sentido, não se justifica por ser um não crente, que optou por cursar a disciplina (não importando o caráter de ministração), que ele possa sofrer, ou promover, discriminações dentro da sala de aula. O que significa dizer, que ainda que introduzido na disciplina, junto a pessoas crentes esse estudante deve respeitar os demais e não os discriminas, bem como deve ter garantida a não discriminação em seu desfavor pelo motivo de não professar uma fé.

O contexto em tela representa uma grande responsabilidade para o profissional responsável por lecionar a disciplina, que deverá ter habilidade e domínio suficiente do conteúdo, para conciliar os diversos posicionamentos existentes no universo da sala de aula, sem deixar que o preconceito e a discriminação imperem entre os alunos, promovendo com isso um debate sadio e enriquecedor para os diferentes interesses existentes.

Buscando tal finalidade, muitas pessoas incorreriam no erro de vislumbrar o teólogo como o profissional adequado a lecionar a matéria e dar conta da demanda. Contudo, se esquecem que dependendo do caráter de ensino adotado, por exemplo, o não confessional, tal profissional está apto a discutir com profundida aspectos de sua religião, haja vista, serem alvo de seu estudo, e não as demais, incorrendo na prática, ainda que não…

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