Inclusão Social: Um Estudo para a ampliação dos conhecimentos e potencialidades dos alunos portadores de necessidades especiais.

Publicado em 10/12/2018

 

Um dos representantes desse movimento foi Benjamim Rush, médico do final da década de 1700, que foi um dos primeiros norte-americanos a introduzir o conceito da educação de pessoas com deficiência.

Nesse período da história, os alunos com déficits de desenvolvimento em geral não tinham nenhum tipo de serviço educacional disponível e ficavam quase sempre nas alas dos fundos das grandes instituições do Estado, retrato não muito distante das turmas do fundão das escolas de hoje. Mais adiante nesse processo histórico, na década de 1960 a pessoa deficiente ou com retardo era reconhecida como “individuo excepcional” para tornar a classificação menos ofensiva e mais positiva.

No final dos anos de 80, surge o movimento mundial de inclusão com base no princípio de igualdade de oportunidades nos sistemas sociais, incluindo a instituição escolar com o direito de todos os alunos frequentarem a escola regular e a valorização da diversidade humana.

Com relação a legitimação da criminalização para quem discrimina um aluno em potencial, a Constituição Federal garante a todos os alunos a frequência no ensino regular, com base no princípio de igualdade. Assim, todo aluno tem direito de estar matriculado no ensino regular.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96,aponta que a educação de pessoas com deficiência deve dar-se…

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