IMAGEM FOTOGRÁFICA: APARELHO, REPRESENTAÇÃO E SIGNIFICAÇÃO

Publicado em 16/01/2017

3a leitura ) feita pelos espectadores da foto. Podemos indicar que a leitura de qualquer foto é uma leitura “cultural”. Franceses lêem esta foto diferentemente de outros povos, pelas próprias circunstâncias históricas.

O interessante e cativante dessa análise é a sua proposta de uma inversão da noção de resistência: ela não está onde se poderia supor, pois na foto quem resiste é a colaboradora. Ela simboliza a resistência não só dos franceses. É ela a protagonista de uma resistência, é ela que maternalmente tenta sobreviver. A construção do signo da fotografia passa, portanto, pelas escolhas valorativas do sujeito enunciador da imagem, o fotógrafo. Ao levantar essas quatro leituras possíveis, Beceyro coloca-nos diante do problema da polissemia cultural na leitura das imagens técnicas. Elas não têm uma leitura consensual para todas as culturas, assim como as imagens não técnicas, desmistificando desse modo o mito de pureza representativa dessas imagens.

Dentro dessa perspectiva, Alexander Rodtchenko, na fotografia “O Chofer” (1933), introduz efetivamente o fotógrafo com enunciador, não somente por se auto-retratar, mas ao utilizar dos elementos propriamente constitutivos do código fotográfico rompe com a relação de mero “funcionário do programa”, e mais do que somente fornecer input, para receber um output do aparelho, ele joga com e contra o próprio aparelho (Flusser, 1985). Ao criar um campo descontínuo entre a profundidade de campo do quadro e do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.