A FIGURA DO JORNALISTA CONSTRUÍDA PELA LENTE DO CINEMA

Publicado em 06/12/2016

3.2 - O Homem que matou o facínora

Manuel Cintra Ferreira, 1993, apud Berger (2002, p. 17-18), diz que uma das primeiras imagens do jornalismo no cinema está intimamente ligada ao gênero reconhecido como “o cinema americano por excelência” – o faroeste.

Toda pequena cidade do Oeste tem o seu jornal, cujo proprietário assume também as funções de editor, jornalista, quase sempre único, geralmente auxiliado por um velho tipógrafo que é também o homem da limpeza. Recolhe os anúncios no saloon, também centro de mexericos e notícias (há sempre a possibilidade de poder relatar um bom tiroteio) e é companheiro de poker e bebedeiras de outros personagens típicos, o médico e o sherif. É geralmente um velho simpático, truculento e beberrão, firme nas suas crenças democráticas, na Constituição e nos valores da liberdade de imprensa. É o símbolo da civilização que nasce; já com o “quarto poder”, com a Igreja que se ergue no fundo da rua principal, e a Lei, representada no gabinete do sherif, a meio caminho, contribuindo para a instituição da nova ordem na luta contra os grandes proprietários de terras e os barões do gado, que pretendem o território livre. É o D.Quixote da integração no Estado e, que não raro paga com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.