A FIGURA DO JORNALISTA CONSTRUÍDA PELA LENTE DO CINEMA

Publicado em 06/12/2016

Esse estilo de vida do personagem jornalista reforça a idéia da profissão como produção de pessoas independentes, solitários e destemidos.

Outra marca registrada da personagem jornalista nos filmes é o cigarro. Ele está sempre presente nas redações, nos momentos mais intrigantes da investigação, no restaurante, criando uma identidade com a profissão. A bebida e o gosto pelo jogo também são características do jornalista no cinema.

Esta imagem vai sofrendo transformações quando o jornalista surge como repórter ou apresentador de televisão, agora mais sofisticado, mais “limpo”, mais urbano e mais bem pago, acentuando as diferenças entre o jornal impresso e o audiovisual: as redações são espaços amplos e bem iluminados, homens e mulheres (agora em maior número) estão bem-vestidos e não há resquícios de cigarro e álcool. Apesar de o uso de drogas ficar, às vezes, evidenciado como um problema, como em O Preço da Vaidade (Almost Golden: The Jéssica Savitch Story, 1995), em que o diretor Peter Werner, apresenta a bem sucedida jornalista Jéssica Savitch cheirando cocaína e perdendo seu lugar, por causa do vício. (BERGER, 2002, p. 31)

Na mesma linha do estereótipo criado em relação à bebida, à solidão e ao gosto pelo jogo, o jornalista também recebe a denominação de cínico. Essa característica…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.