A FIGURA DO JORNALISTA CONSTRUÍDA PELA LENTE DO CINEMA

Publicado em 06/12/2016

1 Uma breve história do cinema

No Grand Café do Boulevard des Capucines, em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895, o público viu, pela primeira vez, a apresentação pública de um filme. Os responsáveis pela iniciativa foram os irmãos franceses Louis e Auguste Lumière, que conseguiram projetar imagens ampliadas em uma tela graças ao cinematógrafo, invento equipado com mecanismo de arrasto para película. Na sessão foram exibidas cenas do cotidiano, tais como: A saída de operários da Usina Lumière, O Jardineiro que se molha com a mangueira e Chegada do trem à Estação de Lyon (LEITE, 2003). Essas imagens foram consideradas com o passar do tempo um documentário, não um filme de ficção, pois na verdade exibiam cenas reais. Cabe aqui a idéia de AUMONT e MARIE (2003, p. 86) ao distinguirem documentário de ficção:

A oposição “documentário/ficção” é uma das grandes divisões que estrutura a instituição cinematográfica desde suas origens. Ela governa a classificação das “séries” os primeiros catálogos das firmas de distribuição que distinguem as “vistas ao ar livre”, as “atualidades”, os “temas cômicos e dramáticos”. Chama-se, portanto, documentário, uma montagem cinematográfica de imagens visuais e sonoras dadas como reais e não fictícias. O filme documentário tem, quase sempre, um caráter…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.