FENÔMENOS SEMÂNTICOS NAS PIADAS

Publicado em 13/12/2016

Nem todas as piadas analisadas neste artigo são engraçadas, mas a nossa preocupação é mostrar a estrutura semântica do humor, o emaranhado de detalhes presentes nos enunciados, ambiguidades lexicais, sintáticas e fonológicas.

Os textos das piadas trazem em seu interior marcas ideológicas, históricas e sociais que contribuem para a compreensão do seu sentido global.

Apresentaremos alguns exemplos, nos quais nos propomos a analisar os mecanismos linguísticos (ambigüidade, polissemia e homonímia) presentes na produção do humor

Caso I: Maradona

- Maradona és mejor que Pelé!
- Maradona não dá nem pro cheiro!
- Pensando bem, pro cheiro ele dá sim.

Esta piada é um exemplo fabuloso da existência de significação ampla de um determinado termo. Além da existência da polissemia percebemos também a presença da polifonia, elementos essenciais para haver esta abundância de leitura nas piadas.

Algumas palavras possuem no contexto desta piada duplo significado. O termo cheio não está empregado no seu sentido original, que é o de aroma, perfume. Através do conhecimento sobre a vida do jogador Maradona, perceberemos que a palavra cheiro representa a forma cômica do ato de drogar-se.

Por meio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.