DOLO EVENTUAL E CULPA CONSCIENTE

Publicado em 09/02/2017

Imperícia: é a demonstração de inaptidão técnica em profissão ou atividade. Consiste na incapacidade, na falta de conhecimento ou habilidade para o exercício de determinado mister.”

Portanto, analisando esse excelente conceito do ilustre doutrinador, deve ser afastado o conceito do “culpado”, onde popularmente uma pessoa que comete um crime, querendo um resultado e o conseguindo, deve ser culpado deste crime, posto que para o direito, culpado é aquele que não tem a vontade do resultado, sendo que na verdade o agente não teve culpa do ocorrido. Uma vez que quando o agente quer o resultado, este é configurado como crime doloso e não culposo, é culposo o crime quando o agente não toma os devidos cuidados em sua ação.

Mirabete nos traz a seguinte dedução:

“para o código penal tipo para a América Latina, no Art. 26, Age com culpa quem realiza o fato legalmente descrito por inobservância do dever de cuidado que lhe incumbe, de acordo com as circunstancias e suas condições pessoais, e, no caso de representá-lo como possível, se conduz na confiança de poder evitá-lo. Tem-se conceituado na doutrina o crime culposo como a conduta voluntaria (ação ou omissão) que produz resultado antijurídico não querido, mas previsível, e excepcionalmente previsto, que podia, com a devida atenção, ser evitado.”

Posto isto, e entendido o que é culpa para o direito, segue-se para as espécies de culpa, descrevendo em que consiste cada uma delas.

4.2 ESPÉCIES DE CULPA

4.2.1 CULPA INCONSCIENTE

É aquela culpa em que o agente não tem a noção do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.