Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Primeiro, o ‘ponto de partida’ em que nos encontramos é muito ruim, conforme descrito, marcado por desigualdades em todas dimensões (sócioeconômicas, de gênero, étnico-culturais, cognitivas e morais). Segundo, a disseminação do individualismo (como simulacro da autenticidade e da originalidade pressupostos em uma efetiva individualidade ou autonomia), em combinação com a soberania da razão instrumental (que tanto se encaixa com as razões morais relativas ao agente, que via de regra caracterizam as motivações dos sujeitos presos a perspectivas convencionais ou pré-convencionais), enfim, individualismo e razão instrumental articulados, como assinala Taylor, constituem um vetor atomizante poderoso – e, sendo a intersubjetividade crucial para o desenvolvimento moral, a atomização concorre para a heteronomia. Em terceiro está o fato de que todos os dias chegam ao mundo milhares de novos seres humanos em estado de amoralidade, cuja possibilidade de desenvolvimento, demonstraram Piaget e Kohlberg, não é dada pela natural maturação biológica (dos que sobrevivem), mas depende justamente das condições sociais, culturais e institucionais já assinaladas, desfavoráveis – em que pese todo o avanço dos últimos séculos – para a descentração de sua perspectiva egocêntrica, em direção à autonomia moral.

Diante desse cenário de tendências…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.