Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Por isso, é no marco das democracias constitucionais organizadas para a garantia dos direitos individuais que, paradoxalmente, as identidades coletivas têm mais chances, via articulação política, de alterar o sistema legal e conquistar reconhecimento, obtendo novos direitos e atingindo maior igualdade para os membros de sua comunidade. Como foi visto, o próprio Taylor sucumbe a essa lógica, ao subordinar a prerrogativa que defende para um Estado liberal alternativo – a de dar precedência a demandas coletivas em questões especiais – à observância anterior de direitos individuais básicos.

Essa maior adequação das teorias políticas procedimentalistas para a realização de uma justiça igualitária decorre do fato de que, assentadas em princípios abstratos e formais, estão em sintonia com a natureza do desenvolvimento psicogenético do pensamento cognitivo e da moralidade –caracterizado por processos de abstração e descentração crescentes – e com o ponto culminante dessa trajetória (o pensamento hipotético-dedutivo e a autonomia moral). Ambos garantem ao procedimentalismo os componentes psicológicos e sociais necessários para a realização do universalismo que persegue. Seria uma adequação puramente lógica, coerente por definição ou por mera identidade conceitual, não fossem as evidências empíricas da psicologia genética que demonstram o encaixe possível entre a moralidade pós-convencional e as abstrações exigidas ao sujeito moral – sujeito que as teorias procedimentalistas pressupõem…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.