Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Em "Struggles for Recognition in the Democratic Constitutional State", de 1993, Habermas refuta de forma peremptória a idéia de que a teoria liberal dos direitos individuais, incorporada às constituições das democracias modernas, seja cega às diferenças culturais ou às desigualdades sociais – caso que poderia justificar, como quer Taylor, um modelo liberal diferenciado, retificando tal deficiência. Para Habermas, embora aparentemente a crítica de Taylor "apenas corrija um entendimento inapropriado dos princípios liberais", na verdade "ataca os próprios princípios e questiona o núcleo individualista da concepção moderna de liberdade" (Habermas, 1994, p.109), introduzindo "uma noção de direitos coletivos que é alienígena ao sistema" (idem, p.116). Na verdade, avalia Habermas, concebida corretamente, a teoria dos direitos individuais já implica ou "requer uma política de reconhecimento que protege a integridade do indivíduo no contexto vital em que sua identidade é formada", sendo desnecessário "um modelo alternativo que corrigiria o desenho individualista do sistema de direitos através de outras perspectivas normativas" (idem, p.113). Do ponto de vista normativo, o funcionamento adequado dos sistemas jurídico e político nos Estados de democracia constitucional garantiria os mecanismos para a defesa dos direitos e das identidades individuais a partir da seguinte dinâmica social: legalmente, e nas cortes da Justiça, apenas os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.