Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

De qualquer forma, mesmo admitindo-se que as orientações da justiça e do cuidado não constituem trajetórias distintas de desenvolvimento e relevando-se as inconsistências apontadas nas objeções metodológicas de Gilligan a Kohlberg, a ampliação da esfera moral suscitada pelas teses de Gilligan implica algo além de uma simples acomodação da teoria kohlberguiana. Se na moralidade da justiça a ênfase no respeito aos direitos destaca o indivíduo e dá ao imperativo moral um sinal negativo – no sentido de obrigação de não interferência e proteção à auto-realização – na moralidade do cuidado, como observa Gilligan, a ênfase na responsabilidade destaca o coletivo e dá ao imperativo moral um sinal positivo, enquanto obrigação de cuidar não só de si como dos outros e de proteger às conexões.

Essa distinção pode corresponder às noções kantianas de deveres negativos perfeitos, no sentido em que só eles são universalizáveis, e deveres positivos imperfeitos, "que nunca podem ser completamente observados", no sentido em que "é impossível praticar o cuidado todo o tempo e em relação a todas as pessoas", assinala Nunner-Winkler (1983). Certamente, se entendida dessa forma, a moralidade do cuidado implicaria uma exigência motivacional excessiva, inviabilizando-a. Mas há de haver um ponto de equilíbrio entre essa exigência impraticável e a postura de observância passiva de deveres negativos, como garantia apenas formal das condições…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.