Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Kohlberg mantém a defesa da ênfase na noção de justiça para a análise dos julgamentos morais, justificando sua posição com três observações:

A moralidade como justiça é a que melhor traduz nossa concepção da moralidade como universal. Ela restringe a moralidade a um núcleo central mínimo, trabalhando por uma concordância universal diante de concepções mais relativistas do bom. Outra razão para enfocar a justiça é nosso interesse por uma abordagem cognitiva ou ‘racional’ da moralidade. Isto em parte é verdade no sentido em que a justiça pede razões ‘objetivas’ e racionais e justificações para a escolha, em vez de se satisfazer com compromissos subjetivos, ‘decisionísticos’, pessoais (...). Possivelmente a razão mais importante para enfocar a justiça é que ela é a característica mais estrutural do julgamento moral. Para Piaget, bem como para nós, a justiça é a estrutura da interação interpessoal. As ‘operações’ da justiça de reciprocidade e igualdade na interação equiparam-se às operações lógicas ou relações de igualdade e reciprocidade na esfera cognitiva não moral (idem, p.93).

E, como que respondendo em parte aos riscos apontados por Habermas, Kohlberg assume as conseqüências para a validade de sua teoria, decorrentes desta opção: "parece que ao enquadrarmos a esfera moral em termos de justiça maximizamos a possibilidade de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.