Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Nosso problema, portanto, desloca-se da constatação da fragmentação identitária moderna e do fenômeno diferencialista constituído em resposta a essa fragmentação, para a questão da melhor política para lidar com essa nova realidade, inter e intramovimentos identitários. Considero, com Taylor, que, tratando-se de fato irreversível, é preferível enfrentar o multiculturalismo e suas decorrências com políticas ativas de reconhecimento (cujo detalhamento certamente faz toda diferença, mas que não cabe aqui discutir), do que ignorar as identidades coletivas constituídas e suas demandas específicas. Além da importância disso, como já vimos, para a dignidade e auto-estima dos indivíduos que nelas se espelham, o reconhecimento das identidades coletivas favorece a que exponham umas às outras seus temas de interesse e disputem suas reivindicações na arena pública, podendo estabelecer uma dinâmica de ajuste recíproco de expectativas e conseqüente descentração que, como tal, tende a levá-las conjuntamente (e a seus membros, ativos e passivos) para perspectivas mais equilibradas e abrangentes, repondo a possibilidade de encontrar princípios igualitários e as bases de uma universalidade.

Em suma, é verdade que a guinada dos movimentos emancipatórios para a temática da diferença, introduzindo distinções onde antes não eram percebidas ou admitidas (os gays e as lésbicas não são andrógenos, meio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.