Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Em The malaise of modernity, já de 1991, Taylor constata um mal-estar da modernidade que localiza em três fenômenos: um individualismo superficial e atomizado, cuja emergência moderna e forte expansão nas sociedades ocidentais contemporâneas considera decorrência da "dissolução dos horizontes morais"; a primazia da razão instrumental, eclipsando quaisquer fins que não assentados em cálculos de custo-benefício, em geral expressão de interesses particularistas e de curto prazo – ambos, individualismo atomista e hegemonia da razão instrumental, expressões negativas (também teriam havido as positivas) do processo de racionalização crescente das ações e relações sociais que o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) denominara como "desencantamento do mundo", decorrente do desmoronamento da velha ordem e da visão de mundo sacralizada que havia gerado e a sustentava.

E como conseqüência da combinação do individualismo e da razão instrumental, o terceiro fator do mal-estar moderno estaria em duas expressões evidentes da vida política nas sociedades democráticas contemporâneas. De um lado, "uma grande perda de liberdade", uma vez que "as instituições e as estruturas da sociedade tecnológico-industrial limitam rigorosamente nossas opções", não só tornando "difícil manter um estilo de vida individual contra a corrente", como também forçando-nos "a dar à razão instrumental um peso que nunca lhe concederíamos em uma reflexão moral séria" (Taylor, 1994a, p.44). De outro, uma tendência a certa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.