Universalismo Moral e Relativismo Ético

Publicado em 01/06/2005

Ainda em "The diversity of goods", Taylor reconhece que as fórmulas de decisão ética contidas nos princípios teleológicos e deontológicos respectivamente derivados do utilitarismo e de teorias normativas formalistas "repousam em alguns discernimentos (insights) morais substantivos; do contrário elas nem pareceriam candidatas plausíveis a modelos de raciocínio ético". E acrescenta: "por trás dessas fórmulas de derivação kantiana encontra-se uma das mais fundamentais sagacidades da civilização ocidental moderna, a atribuição universal da personalidade moral: em problemas éticos fundamentais, todo mundo deve contar, e todos devem contar da mesma forma" (1982, p.130, grifo meu). Mais ainda, Taylor admite que essa "atribuição universal da personalidade moral é valida, e nos coloca obrigações que não podemos ignorar" (idem, p.132). Ele não questiona, portanto, a existência nem a validade de tal atribuição, mas minimiza duplamente seu significado – e não apenas porque se contrapõe à pretensão de que o reconhecimento de uma universalidade da pessoa moral deva implicar a delimitação do âmbito do que é moral ao universalizável, ou baste para dar conta do conjunto das questões morais com que nos defrontamos em nosso dia-a-dia. Considero que Taylor reduz a relevância da extensão do status de agente moral a toda pessoa humana, primeiro, enquanto…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.