Terapia Ocupacional Social

Publicado em 24/12/2007

As escolas deveriam se preocupar em desenvolver um trabalho de inclusão, ampliando a ação da educação especial, considerando não apenas as dificuldades de aprendizagem relacionadas às condições, disfunções, limitações e deficiências, mas também, aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica, considerando que por dificuldades cognitivas, psicomotoras e de comportamento, alunos são negligenciados ou mesmo excluídos dos apoios escolares.

Durante um bom tempo acreditava-se que seria melhor separar as crianças ditas “normais” das “excepcionais”, porém, um grande agravante era que essas crianças necessitavam viver em sociedade para adquirir autonomia.

No Brasil, todas as escolas, públicas ou particulares, são obrigadas por lei, a matricular crianças com necessidades especiais em turmas condizentes com a sua idade.

Há várias regulamentações para defender os direitos de pessoas com necessidades especiais:

- 1988: Constituição Federal (Artigo 208, III) – Estabelece o direito das pessoas com necessidades especiais de receberem educação, preferencialmente na rede regular de ensino.

- 1990: Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069) – Assegura a todos o direito à igualdades de condições para o acesso e permanência na escola.

- 1996: Lei de Diretrizes de Bases da Educação…

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