Sistemas de Freios, suspenção e direção

Publicado em 06/01/2007

São pecas normalmente fabricadas com material apropriado para sofrer fricção e fundidas a um corpo metálico, que lhes servem como suporte. São montadas com a superfície de atrito voltada para a face de atrito do disco de freio, da qual se distancia de 0,20 a 0,25 mm, ou, às vezes mantém um leve contato. Durante a frenagem, as pastilhas, impelidas pelos cilindros, pressionam o disco, de forma a criar o par de forca frenante necessária.

Alguns tipos de pastilhas, apresentam a superfície de fricção dotada de um rasgo, que tem a finalidade de facilitar a eliminação dos detritos formados durante as frenagens.

DISCOS DE FREIO

Os discos de freio são na sua maioria, fabricados em ferro fundido. Existem basicamente dois modelos muito utilizados, são eles: os discos de freio sólidos ou maciços, e os ventilados ou duplos. Hoje em dia, na grande maioria das montadoras, como os veículos tem grande potência, são mais utilizados os discos de freio ventilados (basicamente nas rodas dianteiras), pois os mesmos apresentam maior poder de resfriamento rápido em condições severas de frenagem. Não desconsiderando os discos maciços, pois são bastante utilizados nos sistemas de freio traseiros dos veículos modernos, pois os mesmos devido a grande potência exigem, uma frenagem muito eficiente.

Como apenas uma parte do disco é coberta pela pinça de freio, o disco é mais facilmente arrefecido pelo ar do que os tambores, assim se tornando mais eficientes em condições mais severas de frenagem, assim como também expelem muito mais rapidamente outros resíduos depositados em sua face. O…

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