Revolução Francesa e Industrial – Análise Sociólogica

Publicado em 22/04/2003

"A Velha Ordem Mudou..."

Revolução Francesa

Vários foram os fatores que propiciaram o acontecimento da Revolução Francesa. Podemos começar analisando a estrutura dessa sociedade em meados do séc. XVIII, que era dividida em três Estados, sendo em ordem de poder: o clero, a nobreza e por fim, o povo. Destes somente o terceiro Estado pagava impostos, além de dízimos ao clero e taxas feudais à nobreza, ou seja, era ele que sustentava os demais poderes, a custo de seu trabalho braçal na terra ou como artesãos. Não bastasse isso, o governo gastava todo o dinheiro arrecadado com extravagâncias, sem previsões e corruptamente. Estes gastos desnecessários eram sinônimos de aumento dos impostos pagos pelos pobres. Um trecho de um discurso feito por um membro do Parlamento de Paris mostra claramente a opinião das classes privilegiadas: "A primeira regra da justiça é preservar a alguém o que lhe pertence: essa regra consiste não apenas na preservação dos direitos de propriedade, mas ainda mais na preservação dos direitos da pessoa, oriundos de prerrogativas de nascimento e posição... Dessa regra de lei e eqüidade segue-se que todo sistema que, sob a aparência de humanitária e beneficente tenda a estabelecer igualdade de deveres e destruir as distinções necessárias, levará dentro em pouco a desordem (resultado inevitável da igualdade) e provocará a derrubada da sociedade civil. A monarquia francesa, pela sua constituição, é formada de vários Estados distintos. O serviço pessoal do clero é atender as funções relacionadas com a instrução e o culto. Os nobres…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.