Monografia: Transtorno Esquizoafetivo: Dificuldades Diagnósticas e Propedêuticas partindo da Análise de Três Pacientes do Instituto Phillipe Pinel

Publicado em 31/03/2008

 

Sobre o Transtorno Bipolar do Humor

Desde a Antiguidade, até meados do século XIX, a Mania e a Melancolia eram vistas como entidades completamente distintas, e que englobavam desde os Transtornos Mentais Orgânicos até a Esquizofrenia (Angst, 2002).

Um dos primeiros marcos no conceito de Transtorno Bipolar deve-se a Aretaeus da Capadócia, médico grego que vivia em Alexandria no final do século I a.C., que realizou claras descrições e seguimentos observacionais do que hoje chamamos de Esquizofrenia, Delirium, Mania, Melancolia e outros Transtornos Mentais Orgânicos. Em seu trabalho “A Etiologia e Sintomatologia das Doenças Crônicas”, ele descreve a Melancolia como sendo início e parte da Mania, tendo ambas as condições origem comum na “bile negra”.

Em 1851, a doença passa a ser novamente pesquisada, sendo nomeada de “Folie Circulaire” por Jean-Pierre Falret; dois anos depois, Jules Baillarger descreveu a “Folie à Double Forme”.

Emil Kraepelin foi quem se encarregou de juntar a “Folie Circulaire” à Melancolia, cunhando o termo Psicose Maníaco-Depressiva. Houve divergências quanto tal classificação; cito aqui o sistema classificatório proposto por K. Leonhard, constituído por um excessivo número de subtipos de Depressão, Melancolia, Euforia e Mania. Kleist também discordou de Kraepelin, considerando a Depressão e a Mania como duas psicoses monopolares, e o Transtorno Bipolar como a afiliação das duas.

Atualmente, os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.