Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Outras > Diversos

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Jumento Pêga

Trabalho enviado por: Paulo Vitor Louback da Cunha

Data: 20/04/2007

CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA - UVV


JUMENTO PÊGA

VILA VELHA

2007


INTRODUÇÃO

As raças têm as suas histórias e lendas. A raça Pêga também tem as suas. O nome Pêga tem origem no aparelho formado por duas argolas de ferro, formando algemas, com o qual os senhores prendiam pelos tornozelos os escravos fugitivos. Os jumentos que deram origem à raça , eram marcados a fogo pelos seus proprietários, com uma marca figurando aquele aparelho. Assim, todos os animais deste grupo original passaram a ter a marca Pêga, e reconhecidos como raça com este mesmo nome (www.abcjpega.com.br).


1 - ORIGEM

Seu melhoramento foi iniciado pelo padre Manoel Maria Torquato de Almeida, na fazenda do Cortume, município de Entre Rios (Minas Gerais) em 1810. Esse rebanho passou em 1847 ao Coronel Eduardo José de Rezende dono da Fazenda do Engenho Grande dos Cataguazes, em lagoa dourada, onde o trabalho de melhoramento continuou até hoje. É considerado originário dos jumentos portugueses possuindo traços do jumento egípcio (LIVRO). A raça Egípcia é aquela que se acha menos longe do Jumento Pêga (mineiro), e dois são os pontos de contato indiscutível: primeiro, a ocorrência da pelagem branca, freqüente no Jumento Egípcio, e que nenhuma outra variedade de jumento apresenta, seja do E. asinus africanus ou do E. asinus europeus, e segundo, a presença de sinais como estrela e extremidades brancas, encontradas no jumento Egípcio.
Assim, no Jumento Pêga deparamos com a presença da cor branca, seja na pelagem, seja sob a forma de sinal na fronte ou nos membros, constitui um ponto seguro a considerar no estudo da filiação da Raça Pega (www.abcjpega.com.br).

Em virtude do longo tempo de isolamento, sem receber sangue estranho, a raça é bastante uniforme. O Ministério da Agricultura também trabalhou em seu aperfeiçoamento na fazenda experimental de Santa Mônica, em Juparanã(LIVRO).


2- PADRÃO

O jumento da raça Pêga possui um Padrão Racial Oficial, baseado no qual é efetuado o Registro Genealógico e são orientados os julgamentos .

Constitui uma expressão racial marcante da raça Pega: cabeça longa, porém bem lapidada nos seus contornos ósseos; orelhas grandes, de bom formato (textura fina) bem implantadas e de direção paralela perfeita, preferencialmente em formato de lança, mas sendo de ocorrência comum as orelhas em formato de tesoura (www.abcjpega.com.br).


2.1 Aparência Geral

Aparência nobre, ativa, linhas harmoniosas e definidas.

Pelagem:Serão admitidas as pelagens pêlo de rato, ruã e ruça, sempre com a faixa crucial e a listra de...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town