INCLUSÂO DO DEFICIENTE AUDITIVO NA REDE REGULAR DE ENSINO: UTOPIA OU REALIDADE?

Publicado em 20/03/2008

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) trouxe importantes avanços para a Educação Especial (5): a gratuidade do atendimento especializado para Portadores de Necessidades Educacionais Especiais e o reconhecimento de que a escola é um lócus de atuação psicopedagógica.

 

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O primeiro avanço diz respeito ao princípio da gratuidade do atendimento educacional para os educandos com Necessidades Educacionais Especiais, o que deixa claro, de imediato, que a oferta do atendimento especializado, no âmbito da rede oficial de ensino, não pode ser cobrada. A LDB definiu finalmente o espaço da educação especial na educação escolar, mas não mencionou os aspectos avaliativos em nenhum item e esta ausência gera preocupação, pois não se sabe o que fazer a respeito, podemos tanto proteger esses alunos com parâmetros específicos para esse fim, como equipara-los ao que a lei propõe para todos.

O segundo avanço vem da LDB reconhecer que as pessoas em idade escolar são consideradas “educandos com necessidades especiais”, o que pressupõe um enfoque pedagógico, ou mais, precisamente, um enfoque psicopedagógico, em se tratando do atendimento educacional.

A escola deve, pois, atuar, psicopedagogicamente, na remediação das dificuldades de…

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