Imputabilidade Penal: Da Tipicidade à pena

Publicado em 22/11/2016

Constatada a inimputabilidade total ou parcial, ao decidir sobre o caso concreto, o Juiz pode, de acordo com o artigo 97 de Código de Processo Penal, aplicar a medida de segurança que entender necessário e, só pode mesmo já que não mais está, imperiosamente, obrigado a fazê-lo, em função do disposto no artigo 411 do mesmo Estatuto Procedimental.

Apenas a título de registro, o aparato de execução penal brasileiro, a duras penas mantém este sistema propriamente dito, esfacelado, arcaico, outro tanto ocorrendo em relação às instituições de internação de menores infratores e não tem preocupação em “execução de medidas de segurança”.

Particularmente, no caso do Estado de Goiás, não há um só estabelecimento de execução de medida de segurança (manicômio judiciário), o Tribunal de Justiça do Estado tem apenas uma “junta médica” que em geral leva mais de um ano de prazo para se pronunciar sobre a condição de imputável, semi-imputável, ou inimputável da agente.

Há casos em que nem sempre o transtorno de personalidade implica em inimputabilidade e, mesmo que ocorra, o indivíduo, ainda que de alta periculosidade por não ter para onde ir acaba ficando solto (se a conclusão for pela inimputabilidade) ou vai para um presídio comum (se for considerado imputável).

Assim, esta é apenas outra problemática que há de ser resolvida pelo Estado…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.