Imputabilidade Penal: Da Tipicidade à pena

Publicado em 22/11/2016

Deriva, pois, a imputabilidade de razões que, se não tão óbvias, se satisfazem com o preenchimento dos requisitos essenciais: O intelectivo e o volitivo, traduzidos na capacidade de entender o caráter ilícito do ato ou determinar-se de acordo com este entendimento e de querer praticar a conduta, sob pena da supressão de um deles implicar em inimputabilidade.

A principal preocupação doutrinária não é a definição da inimputabilidade penal, mesmo porque, de mais valia é entendê-la. Mas apenas a título de fazê-lo, o conceito simplista (se fosse obrigatório) seria a ausência de um ou mais dos requisitos exigidos para a imputabilidade.

As causas determinantes da inimputabilidade derivam então de limitações pessoais do agente, em comparação àqueles em plena capacidade de discernimento, em função de fatores causais, que afetam o desenvolvimento mental em função de doença mental, tais como desenvolvimento mental incompleto ou retardado; havendo ainda o aniquilamento desta mesma capacidade em função de dependência química e embriagues completa proveniente de caso fortuito ou força maior, podendo ser resumida como involuntária ou acidental.

Assim a pessoa natural e maior de dezoito anos pode ser acometida de forma transitória ou duradoura, de causas que afetam a autodeterminação (querer e entender o querer) a ponto de não ser legal e nem razoável atribuir-lhe…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.