Idoso e a Interação Medicamentosa

Publicado em 28/09/2006

Há diversos indicadores úteis para avaliar o potencial danoso dos medicamentos usados numa população, entre os quais a proporção de multiusuários; de usuários de produtos inadequados, que interagem entre si, ou de produtos redundantes (com a mesma finalidade terapêutica).

Numa população razoavelmente sadia, a proporção de usuários de múltiplos medicamentos - acima de 5 produtos, por pessoa, em média - é um indicador de baixa qualidade da prescrição, embora usar muitos medicamentos não seja, sempre, conseqüência de prescrição inapropriada. É comum os idosos apresentarem múltiplas patologias e serem, portanto, candidatos ao "multiuso". Mas há, quase sempre, um conjunto de medidas não farmacológicas, dietéticas, higiênicas, e de hábitos mais saudáveis, capazes de evitar as doenças ou diminuir as conseqüências negativas das existentes. Infelizmente, as substâncias químicas têm sido seus sucedâneos, nem sempre mais eficazes. Entre as conseqüências negativas da polifarmacoterapia estão as interações (medicamento-medicamento, ou medicamento-alimento); o descumprimento das prescrições de produtos essenciais para o controle das doenças; e os gastos excedentes com os de uso supérfluo.

Nem todos os fármacos usados pelos adultos são indicados para os que têm acima de 65 anos de idade. Há vinte deles, potencialmente, contra-indicados para os idosos, entre os quais os benzodiazepínicos e os hipoglicemiantes orais de meia-vida longa; os barbituratos de curta duração; os antidepressivos com forte ação anti-colinérgica; os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.