Fábrica de Sardinhas em Azeite Enlatadas

Publicado em 22/04/2003

O Sector Conserveiro em Portugual

Introdução

O sector conserveiro em Portugal

O sector conserveiro em Portugal em tempos constituiu um dos pilares da economia Portuguesa. A abundância de várias espécies de peixes com qualidade aptas para a conserva ( o atum , a cavala e a sardinha ) , o pioneirismo conquistado no manejo de tecnologias simples de produção face a outros países e apetência das economias envolvidas na guerra , especialmente na Europa , levou a que este sector flurescesse apresentando um produto barato, nutritivo e de máxima comodidade. Este crescimento da procura conduziu ao surgimento de fábricas ao longo da costa, com a produção e exportação das conservas, representando em tempos, a principal fonte de divisas da economia nacional.

Antes da entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia, em 1985, a produção de conservas de peixe atingiu 52 mil toneladas, sendo 36 mil toneladas de sardinha, e destas 35 mil toneladas de conservas de sardinha foram exportadas ( no valor de 10 milhões de contos ). Após se verificar a nossa adesão, este sector registou altos e baixos, devido não só á política cambial interna e ás condições de custo da principal matéria prima, a sardinha, mas também devido ás condições de concorrência de países terceiros, como Marrocos, países A . C . P e do Extremo Oriente.

 

Caracterização da conserva de peixe

Características

Existem várias noções do que são conservas mas a mais importante…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.