Depressão no Idoso: Uma Abordagem Global

Publicado em 31/10/2006

Cinco dos modelos mais freqüentementes citados são o modelo cognitivo, o modelo do desamparo aprendido, o modelo interpessoal, neurobiológico e o de recursos sociais.

Cognitivo: Ocorrem erros de processamentos de informações resultando em uma estimativa excessiva do estímulo negativo e em uma subestimativa dos estímulos positivos.

Modelo do desamparo aprendido: A motivação diminuída e as percepções de incontrolabilidade dos eventos pela pessoa deprimida, onde o resultado pode ser um comportamento excessivamente passivo, a falta de motivação de a depressão do paciente.

Modelo interpessoal: Frequentemente atribuída a experiências ou relacionamentos interfamiliares adversos na infância.

Neurobiológico: Transtornos da transmissão das catecolaminas e transmissão serotoninérgica cerebral deprimida.

Modelo de recursos sociais: Enfatiza os efeitos do ambiente sobre o indivíduo.1,13


Prevalência


A Organização Mundial de Saúde (OMS,1979), estima que 30% a 35% da população maior de 60 anos nos países industrializados apresentam algum tipo de distúrbio mental e que um em cada dez idosos sofre de depressão.8

A prevalência de depressão e transtornos depressivos nos idosos, de um modo geral, oscila desde 10 até 20-27%.11

Observou-se que os idosos hospitalizados e institucionalizados apresentavam uma maior prevalência de sintomas depressivos graves e muito graves, 56,67% e 60% respectivamente,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.