Comunicação de Massa e a Sociedade Contemporanea

Publicado em 24/11/2003

OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


O texto analisa a grande importância da comunicação e informação dos contatos sociais. Desde o inicio dos tempos os seres humanos comunicam seus sentidos, anseios e necessidades. O homem sempre quis ir mais longe, e com isso ultrapassou as barreiras da distancia, criou a extensão dos sentidos, criando a difusão em massa culminando com a invenção da televisão.

O meio é o canal de passagem para a mensagem e a comunicação é o transporte de idéias e emoções expressas através de um código. Existe, portanto, um indivíduo ou um grupo social com interesse especifico e pré-determinado.

Vivemos em uma sociedade de massas, somos vitimas de um processo de despersonalização, o número de pessoas que expressam opiniões é sempre menor do que os que as recebem. Nesse sentido o termo massificar refere-se à ação de orientar ou influenciar indivíduos e grupos por meio desse tipo de comunicação social, voltada para estereotipar-lhes as reações, condutas, desejos, necessidades, tornando-os passiveis de pensar e consumir apenas idéias ou objetos induzidos ou determinados pela mídia.

A comunicação em massa é definida por seus produtores pelo modo como é recebida pela sociedade, ela é voltada para ampla faixa de publico, que é anônimo, disperso e heterogêneo. Utiliza-se então o recurso e as técnicas de difusão coletiva. São estabelecidas de acordo com as regras regidas pelo mercado, obtendo, portanto, um caráter capitalista.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.