Comportamento do Consumidor

Publicado em 22/04/2003

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


Os mercados de consumo são o mercado final para os quais são organizadas as atividades econômicas.

Os objetivos dos consumidores são a satisfação de várias necessidades – fisiológicas, de segurança, integração, status e realização. Há diferentes explicações de como buscam atingir esses objetivos – entre elas, o modelo psicanalítico de Freud.

Parte do comportamento de compra do consumidor pode ser considerada como um comportamento de compra de organização, o que mais adiante trateremos como "O comportamento do consumidor organizacional".

 

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INDIVIDUAL

Necessidades e hábitos de consumo

A compreensão do comportamento humano se faz através da análise de suas necessidades. Todo processo de tomada de decisão se alinhava na sensação das necessidades satisfeitas.

A motivação advém dos drives (forças propulsoras consciente ou inconscientes que levam a pessoa à ação).

  • A motivação de consumo é baseada em necessidades
  • A motivação de consumo é uma meta dirigida
  • Os drives energizam o comportamento (energizar é criar energia)
  • Os níveis de motivação e necessidades variam entre os consumidores
  • Uma dada necessidade pode ser satisfeita de formas variadas.
  • A personalidade pode ser vista como uma gama mais ou menos consistente de necessidades intensas de satisfação (de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.