As Origens da Bíblia

Publicado em 22/04/2003

O’Callaghan é um papirólogo experiente, um estudioso cuidadoso, e merece ser ouvido com respeito.

Ao meu ver, a falta de comedimento e objetividade na resposta de M. Baillet beira o repreensível. Infelizmente o artigo de Baillet tem sido citado amplamente e parece ter influenciado muitas pessoas, inclusive K. Aland. Tendo eu mesmo trabalhado um pouco com papiros do período Ptolomaico (terceiro século AC), gostaria de comentar sobre a resposta de Baillet à transcrição de 7Q5 por O’Callaghan. O fragmento contém cinco linhas de texto e vou discuti-las pela ordem.

Linha 1: Tudo que resta é um vestígio da extremidade inferior de uma letra—que é mesmo a inferior pode ser visto medindo-se a distância média entre as outras linhas. O’Callaghan reconstroi um épsilon e põe um ponto sob ele, para mostrar que o que resta da tinta em si não é suficiente para permitir uma identificação segura da letra. Isto está rigorosamente de acordo com a norma universalmente seguida pelos papirólogos. Baillet chama isto de uma "hipótese gratuita" [isto é, sem fundamentos], embora ele próprio oferecesse épsilon como uma de quatro possibilidades, no editio princeps. De fato, o vestígio [de tinta] parece precisamente com a extremidade inferior ou de um épsilon ou de um sigma. É importante notar que a identificação do fragmento não é de modo algum baseada nesta letra; ela não desempenha um papel…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.