Administração da Violência – Juizados Especiais Criminais

Publicado em 06/08/2005

A ADMINISTRAÇÃO DA VIOLÊNCIA COTIDIANA NO BRASIL: a Experiência dos Juizados Especiais Criminais

Salvador, Maio/2005


RESUMO

O sistema judicial criminal brasileiro está subordinado a normas jurídicas hierarquizadas, onde os princípios constitucionais encontram-se no topo dessa hierarquia e assemelham-se, aparentemente, aos princípios do "due process of law" dos Estados Unidos que asseguram a presunção da inocência e o direito à defesa.

No Brasil, o processo judicial é iniciado pela acusação pública do promotor (denominada de "denúncia") que gera defesa, seguido do interrogatório do acusado, agora denominado "réu", conduzido exclusivamente por juiz singular que busca encontrar a "verdade real" dos fatos e a "verdadeira intenção" do agente. Quando o caso tratar de crime intencional contra a vida humana o juiz singular não emite a palavra final, formulando, nesse caso, uma sentença que "pronuncia" ou "impronuncia" o réu. Quando o réu é pronunciado, seu nome é inscrito no "rol dos culpados" e dá-se início, então, ao julgamento pelo Tribunal do Júri. O nome do réu somente será retirado do rol de culpados se for absolvido no processo.

No Brasil, diferentemente do due process of law dos Estados Unidos, a presunção oficiosa é de culpa e não de inocência.

O debate entre acusação e defesa, com duração de duas horas para cada uma é a parte mais importante do julgamento, onde advogados e promotores defendem, obrigatoriamente e mesmo que concordem com a culpa ou inocência do acusado,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.