A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 21/11/2016

A partir da década de 80 ocorre à abertura política e os movimentos pelos direitos humanos se intensificam. Na constituição de 1988 aumentam as leis que protegem os cidadãos e seus direitos, o direito a educação e o apoio à educação infantil. A partir da Constituição as famílias têm direito a creche para seus filhos ate seis anos de idade. Isso é o que diz o artigo 208 dessa constituição.

Nesta época também aumenta o numero de mulheres que trabalham fora, aumentando assim a demanda por creches e pré-escola.

O Estatuto da Criança e do adolescente de 1990, lei nº 8.069/1990 diz o artigo 54: “É dever de o Estado assegurar á criança e ao adolescente...

Parágrafo IV: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de zero a seis anos de idade”. Ou seja, a educação infantil é um dever do estado e direito das crianças.

A lei 9.394/96 foi a primeira a incluir a Educação Infantil entre as diretrizes que não sendo obrigatória, apenas direito das crianças e famílias. Nessa lei ela faz parte da primeira etapa da Educação Básica.

Essas leis trouxeram modificações para a Educação Infantil, ou seja, a partir da década de 90 ela passa a fazer parte da educação e não mais do assistencialismo.

Desse modo a formação dos profissionais também é modificada. As crianças possuem competências que…

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