A Influência dos Processualistas Italianos no Processo Civil Brasileiro

Publicado em 13/06/2006

Porém faltava ainda a metodologia a ser aplicada, pois ao velhos processualista brasileiros não haviam chegado as idéias doutrinarias da nova ciência do processo, nascida na obra de Bülow e desenvolvida nos trabalhos de Wach, Hellwig e Chiovenda .

3.2 Influencias européias

Estevam de Almeida, proferiu lições na Faculdade de Direito de São Paulo na segunda década deste século, com repetidas referências aos escritores de Chiovenda e Carnelutti. Nem por isso, porém deixa de ser inegável a preponderância dos antigos processuais lusitanos nas pesquisas dos nossos autores. Sob a influência deles, bom como dos estudiosos italianos pré-chiovendianos, bem se compreende que os processualistas brasileiros fossem da praxe à dogmática processual, sem chegar ao método verdadeiramente cientifico já então dominante na doutrina européia. Pense-se, por exemplo, na obra de João Mendes Júnior , o mais profundo processualista brasileiro daquela fase. Sua sólida formação neo-escolástica conduzui-o a admirável e rigorosa analise dos fenômenos do processo do ponto-de-vista filosófico, segundo a teoria das causas, è sedutora, sem dúvida alguma, a sua doutrina ontologia do processo. Mas todo o pensamento do mestre paulista assentava-se em premissas que hoje a doutrina não aceita mais, como a teoria civilista da ação. E a própria teoria ontológica do processo mereceu aguda critica de um processualista moderno, no sentido de que explicava a res in judicium deducta e não o juicium.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.