A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Publicado em 18/06/2005

Esta questão esta centrada na pré-suposição da comunicabilidade consensual, o que é básico no conceito de racionalidade em Habermas, qual os atos de fala locucionários, ilocusionários e perlocusionários, na definição de Austin (Habermas,1988), são utilizados em sua análise. Na definição desses tipos de expressões, os atos locusionários são os que por seu intermédio os sujeitos, na ação expressiva da fala, comunicam algo demonstrando um estado de coisas, situado dentro de um aspecto descritivo; os atos ilocusionários são os que, os sujeitos agem enquanto forma de realização, quando comunicam algo; e por fim os atos perlocusionários, são os que os sujeitos ao falar, causam um certo efeito sobre os ouvintes.

Estas definições servem para Habermas no sentido de mostrar as intenções da comunicatividade, por parte dos sujeitos, definições essas que estão além do aspecto semântico e lingüístico das expressões, que são executadas no mundo-da-vida, fundamentadas num pressuposto de validade.

Nas duas últimas definições dos atos de fala, percebe-se de forma denotativa o aspecto dessas questões com uma certa proximidade das questões comunicativa e teleológica.

Na questão dos atos ilocusionários os sujeitos, enquanto agentes comunicativos, atuam dentro de um aspecto relacional explicativo entre agentes que vai além do entendimento, ou seja, a subjetividade comunicativa expressa por si uma relação entre comunicação e interpretação no plano do entendimento e consenso entre as partes, dentro de uma racionalidade que torna válido…

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