DAS PROVAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Publicado em 19/12/2016

Não poderá o magistrado se tornar assistente de uma parte em detrimento de outra, com atividade probatória supletiva àquela que competiria ao interessado. O poder instrutório do juiz existe para assegurar a tranqüilidade necessária para o julgamento perfeito, sempre que a prova de iniciativa da parte não for suficiente para seu convencimento.

É dever processual da parte, colaborar com o Poder Judiciário para a descoberta da verdade (artigo 339, CPC), dever do qual ninguém se exime. O escopo do processo não é o de meramente solver pendengas pessoais, mas o de dar razão a quem efetivamente a tem, o que representa um interesse público.

1.5 Momento de utilização da prova

Considera-se o momento da prova as etapas em que se desenvolve a atividade probatória, promovida pelos litigantes, sob a vigilância do juiz.

Os momentos de prova se consubstanciam, em verdade, num autêntico procedimento probatório, com sua estrutura própria, uma sucessão ordenada, que atinge os litigantes, determinando como devem agir, de modo a conseguir provar os fatos que lhes interessam.

Os momentos da prova são fundamentalmente três: O primeiro, o do requerimento e apresentação dos meios de prova dá-se: 1) com a petição inicial (art. 282, VI, CPC); 2) com a contestação (art. 300, CPC); 3) e/ou com a reconvenção (art. 297, CPC); 4) se não tiver havido contestação,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.