Das Letras á Lida

Publicado em 01/12/2016

Um outro processo fica evidenciado a violência contra uma escrava doméstica.

Margarida, escrava de D.Júlia Maria Damasceno, residente na Freguesia de Paty do Alferes alega que sua senhora a maltrata muito. Tem uma das mãos aleijada e o braço dormente, quase paralítico. A escrava cansada da vida que levava e meio adoentada junta a quantia de quinhentos mil réis e vem requerer um curador a fim de que consiga sua liberdade. A escrava acaba sendo vitima de um assalto onde roubam-lhe um conto e duzentos mil réis, e o que mais nos chama atenção que foi o próprio procurador, responsável por negociar sua liberdade que roubou Margarida. Sua alforria é passada no dia 22/08/1878.

As escravas negras das casas grandes podiam prejudicar suas sinhás, pois era grande o ódio que elas nutriam. E isso acontecia não sem razão, pois, por ciúmes as negras mais jovens eram cobiçadas por seus senhores, assim a sinhá fazia de tudo para deixar evidente qual era o seu papel dentre de casa, o poema de Jorge de Lima “Essa Nega Fulô” nos deixa claro essa passagem:

Essa Nega Fulô

Ora, se deu que chegou
(isso já faz muito tempo)
Num bangüê do meu avô
Uma negra bonitinha
Chamada Negra fulô.

Essa negra Fulô!
Essa negra Fulô!
Ó Fulô! Ó Fulô!
(Era a fala da sinhá)

Vai forrar a minha cama,
Pentear os meus cabelos
Vem ajudar a tirar
A minha roupa, Fulô!
Essa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.