A conversão da união estável em casamento

Publicado em 20/12/2016

No art. 1.674, do Código Civil, consta.

É entendimento da jurisprudência de nossos tribunais que, uma vez extinta a sociedade de fato, impõe-se a partilha dos bens adquiridos no curso da união estável.

Da mesma forma, comprovada a sociedade de fato entre concubinos, impõe-se, por ocasião de sua dissolução, que seja partilhado o patrimônio, conforme inteligência da Súmula nº 380, do STF, no seguinte teor.

2.5) Efeitos jurídicos do casamento

São numerosos e complexos os efeitos produzidos pelo casamento. Essa união não é só uma relação jurídica, mas também uma relação moral, onde há o empenho das promessas, a vida íntima e os diretos e deveres decorrentes da convivência entre os cônjuges e qualquer inobservância de uma das partes pode causar graves aborrecimentos e perturbações não só para os conviventes, mas também para todos os outros integrantes das relações familiares ou até mesmo com terceiros.

O casamento tem inúmeros efeitos e conseqüências tanto no ambiente social quanto nas relações pessoais e econômicas dos cônjuges, e entre estes e seus filhos, gerando os direitos e deveres elencados na norma jurídica.

O casamento gera conseqüências que atingem toda a sociedade, devido sua relevância. O primeiro grande efeito do casamento como instituição jurídica é, sem dúvida, a constituição familiar, independente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.