A conversão da união estável em casamento

Publicado em 20/12/2016

Por volta do século IV o Imperador Constantino instalou no direito romano a concepção cristã da família, onde predominavam as preocupações de ordem moral e aos poucos a família romana foi evoluindo no sentido de se restringir progressivamente a autoridade do pater, dando maior autonomia a mulher e aos filhos. De acordo com o tratamento à época, alguns requisitos eram indispensáveis como: convivência duradoura entre homem e mulher, ambos púberes, sem vínculo de parentesco, de forma livre, não sendo possível o casamento por força de impedimentos baseados em diferença de caráter social ou político. Havia tamanha preocupação com tal questão que se uma mulher honesta e virgem consentisse em ser concubina, o enlace deveria ser realizado por meio formal, sob pena de a união ser considerada ilícita sob a modalidade de stuprum e, com a constituição do concubinato, ela perdia a sua posição na sociedade e o título de mater familiae, que representava sinal de distinção e honra para a mulher romana.

No fim do século XV, o poder material da Igreja Católica inicia o processo de debilitação, mormente com a renovação na estrutura cultural diante do Renascimento, mas também, e principalmente, com as transformações que culminaram com a Reforma. Entre as providências tomadas com tal finalidade avultam as medidas adotadas em 1563 pelo Concílio de Trento. De forma bem resumida podem ser indicadas as seguintes medidas: a) proibição do matrimônio presumido; b) estabelecimento de a obrigatoriedade do matrimônio somente poder ser contraído perante o pároco, em cerimônia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.