Semana da Arte Moderna

Publicado em 22/04/2003

Semana da Arte Moderna


Marco do Modernismo brasileiro. Realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo, a 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, cada dia correspondendo a um festival: Pintura e escultura, literatura e poesia, música. Participaram os escritores Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Renato de Almeida, Afonso Schimidt, Sérgio Millet, Guilerme de Almeida e Plínio Salgado, os músicos Villa-Lobos, Guiomar Novas, Otávio Pinto, Paulina de Ambrósio, Ernâni Braga e Alfredo Gomes, os artistas plásticos Vitor Brecheret, Leão Veloso, Haaberg, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Ferrignac, Zina Aita, Martins Ribeiro, Osvaldo Goeldi, Regina Graz, Jonh Graz, e Castello, os arquitetos Antônio Nóia e Georg Przirembel. No dia 13, Graça Aranha proferio a conferência A emoção estética na arte, na qual elogiou os trabalhos espostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana com personagens atuantes na "libertação da arte". No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra, intitulada A escrava que não é Isaura, onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta do nativismo. Na noite seguinte, a reação hostil do publico não poupou sequer Villa-Lobos. A partir da semana de 1922, apresentaram-se modificações consideráveis na arte e na literatura brasileiras. Ainda em 1922 surgiu a revista Klaxon, arauto dos modernistas, Mário de Andrade publicou Paulicéia desvairada, cujo prólogo, "Prefácio interessantíssimo", era um verdadeiro manifesto da nova estética, Oswald…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.