Para Compreender a Energia Nuclear

Publicado em 22/04/2003

Desde os primeiros reatores nucleares, na década de 1950, vários têm sido os problemas de segurança. Incidentes considerados de pequena gravidade são freqüentes, alguns dos quais, muitas vezes, por um triz não se transformam em acidentes graves. Desde então, as medidas de segurança vêm se tornando cada vez mais sofisticadas. Contudo, não impediram a ocorrência de acidentes em vários países, sendo Tchernóbil o mais sério deles até hoje.

É comum ouvirmos dizer que as chances de ocorrerem acidentes são muito pequenas. Segundo cálculos feitos por especialistas, a probabilidade de ocorrência de um acidente grave seria de 1 em 10 milhões por ano/por reator. Pois bem, se fôssemos nos basear nos números e estatísticas, poderíamos ficar relativamente tranqüilos. Entretanto, o mundo não é perfeito, e os homens e máquinas muito menos. As chances podem ser mínimas, mas existem. Tchernóbil foi um exemplo, e existem outros.

Populações inteiras podem ser vítimas de um acidente nuclear, ao longo de muitos anos, sem possibilidade de defesa. Por exemplo, em Goiânia, em setembro de 1987, houve um acidente nuclear causado pela contaminação radioativa de uma fonte de césio 137, usada em medicina nuclear. O aparelho que continha a substância radioativa foi encontrado por dois sucateiros num prédio abandonado.


Efeitos das radiações


Toda radiação é invisível, inodora, insípida e inaudível. Quando somos "atingidos" por um feixe de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.