Navegação

Publicado em 20/04/2006

NAVEGAÇÃO

TOCANTINÓPOLIS – TO

MARÇO – 2006


NAVEGAÇÃO FRANCESA

Desde os primeiros anos do século X V I, os corsários franceses freqüentavam a costa brasileira, explorando o pau-brasil. Durante o governo de Duarte da Costa, em 1.955, chegaram invadir o Rio de Janeiro, planejando fundar uma colônia. A França Antártica, mas fracassaram, sendo esposos pelas forças do governador Mem de Sá em 1.567.

Os franceses não desistiram de sua empreitada e continuaram presentes no litoral nordestino brasileiro, nas regiões correspondentes aos atuais estados Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Para. Contando muitas vezes com a ajuda dos indígenas locais, essas investidas obrigaram Portugal a organizar sucessivas expedições militares tendo como objetivo sua expulsão.

No dia 21 de outubro de 1526, a nau de D. Rodrigo estava sendo reparada quando foi surpreendida por um ataque dos franceses. Sem poder se defender, D. Rodrigo embarcou num batel com outros sete homens afim de resolver a questão diplomaticamente. Neste meio tempo, os homens que permaneceram a bordo da São Gabriel tomaram a embarcação e fugiram. D. Rodrigo e seus homens foram aprisionados pelos corsários franceses durante trinta dias. Ao partirem, abandonaram o capitão espanhol com o seu batel. Sem víveres e com poucos remos. D. Rodrigo e seus homens remaram rumo norte, até encontrarem a feitoria portuguesa de Pernambuco. Lá permaneceram.

Os corsários franceses foram de fato uma pedra no sapato da coroa portuguesa, ameaçando principalmente a região do Rio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.