Inquisição

Publicado em 22/04/2003

Brasil.

O Santo Ofício da Inquisição nunca estabeleceu um tribunal no Brasil, apesar do grande número de Cristãos-Novos, hereges ou judaizantes que se encontravam na colônia. Contudo, agiu continuamente em terras brasileiras, através de seus visitadores, comissários, bispos, vigários locais e "familiares". Os bispos tinham poderes para efetuar prisões, confiscar bens dos suspeitos e enviar os prisioneiros ou seus processos para a Inquisição de Lisboa, que tratava de todos os casos relativos ao Brasil.

Na última década do séc. XVI o arquiduque Alberto da Áustria, Inquisidor de Portugal e colônias, nomeou o Visitador-Mor Heitor Furtado de Mendonça para "visitar" São Tomé, Cabo Verde, Brasil e a administração de São Vicente ou Rio de Janeiro. A investigação abrangia culpas de sodomia, bruxaria e blasfêmias contra a Igreja Católica, incluindo luteranos e judaizantes. Os elementos mais visitados foram os Cristãos-Novos acusados de praticarem secretamente rituais judaicos. A primeira a ser visitada foi a Bahia (1591-1593), seguindo-se Pernambuco (1593-1595).
Após a partida do Visitador, o bispo da Bahia ficou incumbido da fiscalização, realizando anualmente visitações, enviando para Lisboa os processos dos judaizantes ou hereges, prendendo, punindo ou confiscando os bens dos condenados. Os jesuítas, assim como os vigários locais, ajudavam na busca dos culpados e suspeitos.

Em 1618, chegou à Bahia o segundo visitador oficial, o licenciado Marcos Teixeira, que organizou uma comissão inquisitorial. Permaneceu na Bahia de 11 de setembro de 1618 até 26 de janeiro de 1619.
Compareceram perante o visitador, para apresentar denúncias, 52 pessoas, e foram…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.