Independência do Brasil

Publicado em 13/10/2006

Não obstante vitorioso em terra, sofrera, no mar, um duro golpe, quando grande parte da esquadra francesa fora destruída pelos ingleses em Trafalgar, na célebre batalha que glorificara o Almirante Nelson. Com isto ele mudara, os seus planos de invasão da Inglaterra, substituindo-a pelo bloqueio continental. A esse tempo governava Portugal o Príncipe Regente Dom João, filho e herdeiro de Dona Maria I, impedida de governar desde 1792, por motivos de saúde.

Decretado o bloqueio, exigiu o representante francês que Dom João não só mandasse fechar os seus portos aos navios da Inglaterra, como ainda confiscasse os bens e ordenasse a prisão dos súbitos ingleses residente em Portugal. Disposto a manter a neutralidade de Portugal, iniciou Dom João um jogo diplomático, mandou publicar os decretos que ordenava o fechamento dos portos do reino aos navios ingleses e o comércio com a Inglaterra e determinou a prisão dos súbitos ingleses e os seqüestro dos seus bens, mandou dizer aos ingleses que fingissem declarar-lhe guerra, pois na verdade não pretendia mandar cumprir os referidos decretos. A Inglaterra e a França recusaram as propostas de Dom João; impaciente com as evasivas portuguesas, Napoleão declarou deposta a Dinastia de Bragança, ordenando a invasão e divisão do reino de Portugal em três partes, ficando o Brasil e as colônias lusitanas para serem depois partilhadas entre a França e a Espanha conforme se determinou no tratado de Fontainebleau, celebrado entre estes dois países. Nas indecisões do momento, certo de que Napoleão não concordaria com as suas meias medidas, pensava também Dom…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.